CSIRT
—–BEGIN PGP SIGNED MESSAGE—–
Hash: SHA256
1. Informação acerca deste documento
Este documento descreve o serviço de coordenação da resposta a incidentes de cibersegurança da Axians Portugal de acordo com o RFC 2350.
1.1. Data da última atualização
Versão 1.1 publicada em 2019/12/13.
1.2. Acesso a este documento
A versão atualizada deste documento está disponível em https://www.axians.co.ao/pt/csirt/.
1.3. Autenticidade deste documento
Este documento está assinado com a chave PGP do CSIRT-AXIANSPT.
2. Informação de contacto
2.1. Nome da equipa
CSIRT AXIANS PT.
2.2. Endereço postal
AXIANS Portugal
Rua D. Nuno Alvares Pereira, Nº4
Parque Oriente, Bloco 6
2699-501 Lisboa
Portugal
2.3. Zona horária
Portugal/WEST (GMT+0, GMT+1 em horário de verão)
2.4. Telefone
+351 214258110
2.5. Endereços de correio eletrónico
Correio eletrónico para notificação de incidentes de cibersegurança:
2.6. Chaves públicas e informação de cifra
PGP Fingerprint: 2D148C3AD0A1ADA2A0EC323C1AAF7647AAF7D47A
Chave PGP:
—–BEGIN PGP PUBLIC KEY BLOCK—–
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=e8WC
—–END PGP PUBLIC KEY BLOCK—–
2.7. Membros da equipa
Confidencial.
2.8. Meios de contacto para utilizadores
O CSIRT AXIANS PT dispõe dos seguintes meios de contacto elencados nas secções 2.2, 2.4 e 2.5.
3. Guião
3.1. Missão
O CSIRT Axians PT tem como missão assegurar um serviço de resposta a incidentes de segurança de informação quer na sua infraestrutura como na dos seus clientes a quem presta serviço de gestão de eventos de segurança. Sempre com o objetivo de contribuir para a segurança do ciberespaço proativamente minimizando riscos e vulnerabilidades, fomentando boas práticas de segurança de informação nos seus clientes.
3.2. Comunidade servida
O CSIRT Axians PT coordena a resposta a incidentes de cibersegurança envolvendo a sua infraestrutura e a dos seus clientes que se encontre fisicamente localizado em território Português.
3.3. Filiação
O CSIRT Axians PT não pertence a nenhuma filiação.
3.4. Autoridade
O CSIRT Axians PT é um serviço mandatário pela Axians Portugal, respondendo apenas em território nacional.
4. Políticas
4.1. Tipos de incidente e nível de suporte
O CSIRT Axians PT responde a todos os tipos de incidente de cibersegurança, nomeadamente aqueles que resultam numa violação de segurança dos seguintes tipos:
a) Código Malicioso
b) Disponibilidade
c) Recolha de Informação
d) Tentativa de Intrusão
e) Intrusão
f) Segurança da Informação
g) Fraude
h) Conteúdo Abusivo
i) Vulnerável
O nível de suporte dado pelo CSIRT Axians PT varia consoante o tipo, gravidade e âmbito dos incidentes em curso e os recursos disponíveis para o seu tratamento. Em condições de funcionamento normais é um objetivo do CSIRT Axians PT dar uma primeira resposta no espaço de um dia útil. Para o caso de clientes este será dado conforme o acordado com os mesmos.
4.2. Cooperação, interação e política de privacidade
A política de privacidade e proteção de dados do CSIRT Axians PT prevê que informação sensível pode ser passada a terceiros, única e exclusivamente em caso de necessidade e com a autorização prévia expressa do indivíduo ou entidade a quem essa informação diga respeito.
4.3. Comunicação e autenticação
Dos meios de comunicação disponibilizados pelo CSIRT Axians PT, o telefone e o correio eletrónico não cifrado são considerados suficientes para a transmissão de informação não sensível. Para a transmissão de informação sensível é obrigatório o uso de cifra PGP.
5. Serviços
5.1. Resposta a Incidentes
O CSIRT Axians PT fornecerá assistência em todas as atividades reativas e proactivas na resposta a incidentes de segurança de informação.
5.2. Triagem de Incidentes
A triagem de um incidente é baseada nos seguintes critérios:
Avaliação do impacto, priorização e correlação com outros incidentes e tendências.
Confirmação da veracidade de um incidente e seu enquadramento.
5.3. Coordenação de Incidentes
O CSIRT AXIANS PT é responsável por identificar o incidente e por despoletar o seguinte conjunto de atividades:
Triagem de notificações de incidente e identificação da causa raiz do incidente.
Contactar as organizações envolvidas para investigar o incidente e tomar as medidas adequadas.
Produção de recomendações de mitigação e/ou de resolução do incidente.
5.4. Resolução de Incidentes
A resolução de incidentes tem como foco principal restabeler o serviço o mais rápido possível minimizando o impacto negativo no negócio. São prestados os serviços de análise, eliminação da causa raiz e a recuperação do serviço para o estado antes do incidente sempre que possível.
5.5. Atividades proativas
Promove-se a melhoria contínua na resposta a incidentes desenvolvendo um conjunto de atividades proativas: iniciativas de sensibilização, ações de formação para técnicos, divulgação de boas práticas para a gestão de incidentes de cibersegurança, consultadoria e auditoria e alertas de segurança.
6. Salvaguarda de responsabilidade
Embora todas as precauções sejam tomadas na preparação da informação divulgada quer no portal Internet, quer através das listas de distribuição, o CSIRT Axians PT não assume qualquer responsabilidade por erros ou omissões, ou por danos resultantes do uso dessa informação.
A notificação de incidentes ao CSIRT Axians PT não se substitui à comunicação à autoridade judiciária ou ao órgão de polícia criminal competente, quando esses incidentes configurem também um ilícito criminal cujo procedimento penal dependa de queixa ou de acusação particular.
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